quarta-feira, 16 de junho de 2010

CIDISTAS E PSDB SE REÚNEM, MAS RECUO É IMPROVÁVEL

Jornal O POVO
Caderno: Política
Colunista: Robson Braga
16/06/2010

Apesar da rápida reunião entre parlamentares do PSB e PSDB, Marcos Cals manteve resolução do partido sobre ruptura com Cid Gomes: "A tendência é que não haja recuo"


Após o anúncio do PSDB, na última quinta-feira, de que lançaria candidato próprio ao Governo do Estado, três deputados tucanos se reuniram ontem - a portas fechadas, na Assembleia Legislativa - com dois deputados do PSB, Mauro Filho e Zezinho Albuquerque. Os dois estão entre os principais operadores políticos do governador Cid Gomes (PSB) na Casa. Após cerca de meia hora, Fernando Hugo, Osmar Baquit e Marcos Cals deixaram a pequena sala de reuniões em silêncio.
“A gente estava conversando lorota”, desconversou Cals ao sair do local. Só após muito questionamento, disparou: “A tendência é que não haja recuo”, limitou-se a dizer. O cenário mostra, contudo, uma tentativa dos cidistas de reduzir os danos trazidos pelo racha.
“Nós sempre tivemos em um caminho, dentro da bancada e do partido, na direção da reeleição do governador Cid Gomes e da reeleição do senador Tasso Jereissati. Agora temos um fato novo, então estamos aguardando. O senador (Tasso) é quem está conduzindo tudo isso”, posicionou-se Cals.
O deputado é um dos principais elos ainda existentes entre PSB e PSDB. Do começo de 2007 a abril deste ano, o parlamentar ocupou a Secretaria da Justiça da gestão de Cid, o que o tornou a principal ponte entre a bancada tucana e o Palácio Iracema.
Assim como Cals, pelo menos outro dos tucanos presentes à breve reunião de ontem - Osmar Baquit - segue a tendência de apoio a Cid. Ausente do encontro, Nenen Coelho é outro dos parlamentares tucanos que se soma às vozes de apoio a Cid. “A minha manifestação na última reunião (do PSDB) é de que votaria no governador Cid. Evidentemente que precisaremos ouvir o partido”, disse.
Há na Assembleia, entretanto, um grupo tucano que defende a ruptura entre PSB e PSDB. Esse é o caso dos deputados Luiz Pontes, João Jaime e CIRILO PIMENTA, que se articulam para definir o nome que concorrerá ao governo pelo PSDB. PIMENTA inclusive, já chegou a disponibilizar seu nome para disputa ao Palácio de Iracema.Na Assembleia Legislativa, O POVO tentou conversar com o deputado Zezinho Albuquerque, que se recusou a falar sobre a reunião. “Deixe para sexta-feira”, protelou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cinema Paradiso